VERSÃO BETA

XTraN nos veículos da CARRIS

As novas consolas do sistema de eco-condução XTraN EcoDriver já estão instaladas em 195 autocarros da CARRIS marcando, assim, o caminho para uma condução mais segura e ecológica.

Condução segura e ecológica 

O projeto, iniciado em 2018, beneficia de apoio do POSEUR - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, o que reflete o reconhecimento da importância deste projeto na melhoria do desempenho ambiental dos serviços da CARRIS.

 

Através do software XTraN EcoDriver, será possível reduzir as emissões de Dióxido de Carbono em mais de 300 toneladas por ano e conseguir uma poupança anual equivalente a mais de 120 mil litros de gasóleo.

Informação em tempo real

A nova versão do XTraN EcoDriver permite fornecer informação ao Motorista sobre a sua condução, em tempo real, para além de vários relatórios de desempenho no final da viagem ou do dia de trabalho. Estes relatórios apresentam dados quanto à eficiência energética no tocante à velocidade, acelerações e travagens.

 

É ainda apresentado um Score (de 0 a 10) que corresponde ao desempenho do Motorista em relação a excessos cometidos no intervalo de tempo considerado.

 

Assim, às vantagens ambientais da utilização deste tipo de sistemas, o novo XTraN EcoDriver oferece aos Motoristas uma ferramenta para melhorar vários aspetos da sua condução, promovendo também ganhos ao nível da segurança rodoviária e conforto dos passageiros.

Fotografia: Autocarros de Lisboa

Marca-se, assim, a entrada na reta final do processo de implementação deste novo sistema, com a atualização do software de apoio a uma condução mais segura e ecológica.

Data de publicação: 03/11/2020