Energia 100% renovável na 794

Já se cruzou com os nossos Biobus? Em Lisboa, já circulam autocarros movidos a energia 100% renovável!

Esta energia produzida a partir de óleo alimentar usado, está a ser usada em autocarros da carreira 794. Este projeto piloto, une a CARRIS e a PRIO e está integrado no projeto Beato Living Lab. 

Pedro de Brito Bogas, Presidente do Conselho de Administração da CARRIS, sublinha a importância deste dia para a cidade de Lisboa.

«Temos um projeto que une vários pontos críticos na promoção de um melhor ambiente, começando, desde logo, com uma ação de educação ambiental que envolve milhares de crianças das escolas da Zona Oriental de Lisboa; promove a reciclagem de resíduos; ajuda a poupar os recursos hídricos; reduz as emissões de CO2 e contribui para que Lisboa seja, efetivamente, neutra em carbono até 2030.».

A energia utilizada nestes autocarros é a ZERO Diesel B100, dando uma nova vida a óleos alimentares usados em cozinhas.

 

O óleo é recolhido de diversos locais, nomeadamente de quinze escolas da Zona Oriental de Lisboa, envolvendo, assim, mais de 4500 alunos do Pré-escolar ao Secundário e a restante comunidade educativa.

 

São, depois, encaminhados para o Centro de Produção da PRIO, em Ílhavo - Aveiro, e transformados em biocombustível, fornecido depois à CARRIS.

O projeto Beato Biobus quer contribuir para a redução de emissões de CO2 e promover a reciclagem.

 

A CARRIS e a PRIO pretendem, com esta ação, contribuir para a redução de emissão de cerca de 400 toneladas de Dióxido de Carbono (CO2) por ano, promover a reciclagem de resíduos e diminuir a importação de recursos energéticos. 

A carreira 794 serve a Unicorn Factory Lisboa – Beato Innovation District, um dos símbolos da inovação na cidade de Lisboa.

 

Também percorre toda a zona da cidade, onde se encontram as escolas envolvidas na recolha dos óleos alimentares usados.

 

Além destes fatores, esta carreira tem uma elevada visibilidade porque une dois interfaces de Lisboa: a Gare do Oriente e a Estação de Sul e Sueste.

 

O ‘Beato Biobus’ faz, também, parte da estratégia de transformação do Beato Innovation District num Smart Campus, com vista à implementação de estratégias urbanas para a sua sustentabilidade e resiliência ambiental.

O ‘Beato Biobus’ é uma iniciativa integrada no Beato Living Lab, co-financiado pelo programa ‘EEA Grants’, e junta a CARRIS, a PRIO, Unicorn Factory Lisboa/ Startup Lisboa, a Lisboa E-Nova e a Câmara Municipal de Lisboa.

Venha andar nos nossos autocarros Biobus e fazer parte deste projeto!