Autocarros elétricos em teste

A partir de 30 de agosto, circulam nas ruas de Lisboa três autocarros mini elétricos da Karsan Jest Electric, que serão testados nos próximos meses pela CARRIS.

autocarro mini eletrico em testes

Os veículos têm uma capacidade de 19 passageiros e vão circular nas carreiras 22B, 734 e no percurso do elétrico 28E.

 

O objetivo deste projeto-piloto é testar o desempenho dos veículos nas condições reais de operação da CARRIS, procurando aumentar a maturidade da empresa na utilização de novas tecnologias de autocarros, em diferentes locais da rede rodoviária da cidade de Lisboa (com diversidade de inclinações, curvaturas e pavimentos) e em períodos distintos do ano (diferente procura de transportes e condições meteorológicas).

 

O projeto reflete a inovação que a CARRIS tem vindo a realizar para sustentar a transformação tecnológica da sua frota, com vista a que todos os seus veículos sejam ‘zero emissões locais’ até 2040.

 

A CARRIS é parceira do projeto Europeu e-ULTIMATE, financiado pela Comunidade de Inovação e Conhecimento sobre Mobilidade Urbana do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia, e que trabalha precisamente o tema da ‘eletrificação’ das frotas de autocarros urbanos.

Data de publicação: 30/08/2021