80 anos | Autocarros da CARRIS

A 10 de abril de 1944, o Diário de Notícias assinalava a inauguração do serviço de autocarros:


“Começaram ontem a circular os autocarros da CARRIS. A primeira viagem para o Aeroporto realizou-se às 8 horas e nela tomaram parte um delegado da Carris, um inspetor, dois expedidores e quatro curiosos. (…)”

Diário de Notícias, nº 28074, 10 de abril de 1944.

 

Na véspera, dia 9 de abril, os primeiros autocarros tinham começado a circular. A primeira carreira ligava os Restauradores ao Aeroporto de Lisboa e as carreiras 3 e 4 ligavam a Praça do Comércio à Avenida Miguel Bombarda.

As seis viaturas que, após garantirem o reforço do transporte de visitantes à Exposição do Mundo Português, permitiram a inauguração do serviço de autocarros em 9 de abril de 1944.

 

Esta rede de autocarros começou por reforçar alguns trajetos já servidos pelos elétricos, vindo complementar o serviço para locais onde estes não chegavam. Inicialmente, estas viaturas tinham apenas um piso, chegando mais tarde os veículos de dois pisos.

 

“Os autocarros da CARRIS começaram hoje a funcionar.

A CARRIS pôs, a partir de hoje, em circulação cinco ou seis autocarros que tantos serviços prestaram na condução de passageiros entre o Rossio e Belém (…).

Foram estabelecidas, a título de ensaio, duas carreiras para o aeroporto – uma utilizando a Avenida Duque de Loulé e outra, a Rua Joaquim António de Aguiar e, chegando, portanto, ali, respetivamente pela Avenida Alferes Malheiro e Areeiro – e outra de circulação entre a Alameda D. Afonso Henriques e os Restauradores, ponto de partida de todas as carreiras.”

Diário de Lisboa, nº 9, abril 1944

 

 

Tendo sido notícia em vários jornais da época, a 9 de abril de 2024 celebramos 80 anos deste dia que marcou para sempre a CARRIS e a cidade de Lisboa!

Data de publicação: 10 de abril de 2024