Viagens Ocasionais

Esta área é reservada a clientes que utilizam ocasionalmente o transporte público.

Aqui poderão descobrir quais os títulos mais apropriados para cada situação, onde comprar e carregar.

Os métodos de pagamento disponíveis no validador são MB WAY e Cartão Bancário.
Na compra do título diretamente ao Tripulante, apenas é permitido o pagamento em numerário. 

Tarifa de Bordo

Preço

Autocarros (1 viagem) *

2,10 €

Elétricos (1 viagem) *

3,10 €

Bica, Glória e Lavra (até 2 viagens)

4,10 €

Sta. Justa (até 2 viagens)

6,00 €

Nos novos elétricos articulados (601 a 615), não é possível pagar em numerário.

* Título válido exclusivamente no autocarro ou elétrico onde é comprado. Deixa de ser válido à saída do veículo.

Tipo de título

Preço

Viagem CARRIS/METRO

1,80 €

Bilhete 24h CARRIS/METRO

6,80 €

Bilhete 24h CARRIS/METRO/TRANSTEJO

9,80 €

Bilhete 24h CARRIS/METRO/CP

10,80 €

Zapping

1,61 €

Viva Go

1,61 €

Clique abaixo para fazer download do tarifário em PDF

Mais informação sobre os títulos comprados previamente

Válido em toda a rede CARRIS e Metro

Permite realizar um número ilimitado de viagens durante 60 minutos (contados entre a primeira e a última validação de entrada).

No Metro, não são permitidas utilizações consecutivas, ou seja, os clientes não podem fazer duas entradas consecutivas na rede do Metro, como é possível fazer na CARRIS.

Válido para um número ilimitado de viagens em toda a rede CARRIS e Metro durante 24 horas (contadas a partir da primeira validação).

Válido para um número ilimitado de viagens em toda a rede CARRIS, Metro e na Transtejo (ligação Cacilhas - Cais do Sodré), durante 24 horas (contadas a partir da primeira validação).

Válido para um número ilimitado de viagens em toda a rede CARRIS, Metro e CP (serviço urbano de Lisboa que inclui as Linhas de Sintra, Azambuja, Cascais e Sado), durante 24 horas (contadas a partir da primeira validação).

Este título também pode ser carregado em suporte Navegante.

O valor mínimo de carregamento é 3€, podem ser efetuados carregamentos múltiplos de 5€, até um máximo de saldo no cartão de 40€.

Na CARRIS 1 viagem Zapping é válida por 1 hora em toda a rede do serviço regular ou seja, permite viajar livremente em todas as carreiras durante 1 hora.

A mudança de Operador, implica a perda de validade no Operador anterior, passando a vigorar o preço e validade horária no novo Operador. O valor da viagem que efetuar é descontado ao saldo remanescente do seu cartão, consoante a tarifa e as condições de utilização em cada operador.

Em caso de extravio do cartão Navegante, o saldo Zapping não será reembolsável ou transferível para outro cartão.

Em caso de extravio do cartão Navegante, o saldo Zapping é transferível para outro cartão Navegante nas condições previstas para o efeito.

Em caso de avaria do cartão Navegante, o saldo poderá ser transferido para outro cartão. Caso não seja possível a leitura do saldo zapping no cartão avariado, a transferência só poderá ser efetuada, decorrido um prazo de 5 dias úteis.

Em caso de caducidade do cartão ou em caso de necessidade do Cliente, o saldo zapping pode ser transferido para outro cartão, nas situações em que o saldo seja lido pelo sistema dos Operadores.

Um cartão com prazo de validade expirado, mas com saldo válido, poderá ser utilizado até que o mesmo se esgote.

VIVA Go é uma solução inovadora de pagamento da mobilidade que permite a um titular de cartão Navegante viajar em pós-pago, debitando o valor da viagem diretamente na conta bancária do titular.

Para utilizar o VIVA Go basta realizar uma adesão automática numa caixa MULTIBANCO e ATM Express, associando o seu cartão bancário ao cartão de transporte Navegante.

Num mesmo cartão Navegante poderá coexistir esta modalidade VIVA Go para as viagens ocasionais, com os habituais passes ou zapping carregados, funcionando como alternativa sempre que não existam outros contratos tarifários válidos no tempo e no espaço pretendido. Os sistemas dos operadores darão prioridade aos títulos de transporte destinados a uma utilização frequente, como os passes carregados e não à modalidade VIVA Go. 

Cartão que permite acesso gratuito às redes da CARRIS e Metro e às linhas de Sintra e Cascais da CP e ainda a Museus e Monumentos com descontos até 50%. + Info

Cartões de suporte para títulos comprados previamente

Para obter o seu cartão e carregá-lo com títulos previamente comprados, dirija-se a um ponto da rede de vendas da CARRIS ou dos restantes operadores de transporte aderentes.

Preço: 0,50 €

Validade: 1 ano 

Depois desse período, deve adquirir um novo cartão e caso ainda disponha de títulos carregados, pode solicitar transferência do saldo para o novo cartão adquirido.

Estes cartões permitem o carregamento de apenas um tipo de bilhete, se pretender carregar um título de outro tipo, terá de esgotar previamente o carregamento anterior.

Pode consultar o saldo destes cartões em qualquer local da rede de vendas CARRIS, aplicação CARRISway ou em viagem no validador a bordo dos veículos.

No caso de títulos ocasionais (bilhetes, zapping, navegante ocasional ou outros que venham a ser criados) adquiridos antes do final do prazo de validade do Cartão que não tenham sido integralmente utilizados, o Titular deverá solicitar a transferência desses títulos para um outro cartão válido, no prazo de 1 mês contado do fim do prazo de validade do cartão. Findo este período, o cartão ficará inválido e os títulos ocasionais deixarão de poder ser utilizados ou transferidos.

Caso o cartão tenha saldo e não o conseguir ler, deverá dirigir-se a uma Loja CARRIS, que avaliará o estado do cartão. Em caso de avaria, se o cartão não apresentar dano visível e se encontrar dentro do prazo de validade, a substituição é gratuita. Se o cartão se encontrar danificado, ou fora do prazo de validade, o respetivo custo é suportado pelo cliente.

Este cartão é recarregável durante um ano. Não o deite fora durante este período;

  • Tenha sempre o comprovativo de carregamento junto do cartão;
  • Quando validar o cartão tenha o cuidado de verificar que o mesmo não se encontra junto a outros cartões sem contacto;
  • Mantenha o cartão em bom estado de conservação.