Viagens Frequentes

Câmara Municipal de Lisboa
Gratuitidade

 

Em 2022, a Câmara Municipal de Lisboa implementou a Gratuitidade dos transportes públicos em Lisboa.

 

Esta medida abrange os estudantes até 23 anos e os séniores a partir dos 65 anos.

Esta área é dedicada a quem viaja frequentemente no transporte público.

O cartão de suporte adequado para carregar o seu passe é o Navegante com perfil associado.

Títulos válidos na CARRIS, comprados previamente e carregados no cartão Navegante

Normal

Social +

(Escalão B)

Social +

(Escalão A)

Sub 18+TP e Estudante sub 23+TP

(Estudantes)

Antigo Combatente e Viúva(o)

Navegante Metropolitano

(mensal)

Válido na Área Metropolitana de Lisboa

40,00 €

30,00 €

20,00 €

0€

Gratuito *

10,00€

Navegante Municipal

(mensal)

À venda na Carris para os Municípios de Lisboa, Almada, Amadora, Loures, Oeiras e Odivelas. Válido para viajar na Carris nos Municípios de Lisboa, Amadora, Loures, Oeiras e Odivelas.

30,00 €

22,50 €

15,00 €

0€

Gratuito

Navegante +65

(mensal)

Válido na Área Metropolitana de Lisboa

20,00 €

0€

Gratuito *

Navegante Família Metropolitano

(mensal)

Válido na Área Metropolitana de Lisboa

80,00 €

Navegante Família Municipal

(mensal)

À venda na Carris para os Municípios de Lisboa, Almada, Amadora, Loures, Oeiras e Odivelas Válido para viajar na Carris nos Municípios de Lisboa, Amadora, Loures, Oeiras e Odivelas

60,00 €

Navegante Urbano 3ª Idade/Ref.Pens.

(30 dias)

Válido nas redes urbana da CARRIS e Metro, dentro do Município de Lisboa, e na CP até Benfica (Linha de Sintra), Belém (Linha de Cascais), e Moscavide (Linha da Azambuja).  Não inclui a travessia da Ponte 25 de Abril.

a) Navegante Urbano 3ª Idade gratuito para + 65 Anos com domicílio fiscal em Lisboa.

15,00 €

a)

Passe Carreiras de Bairro

(30 dias)

Válido exclusivamente nas Carreiras de Bairro da rede CARRIS

10,00 €

CARRIS/METRO/PARQUE

(30 dias)

Válido na rede urbana da CARRIS e METRO, nos Parques Docas e Alvalade XXI da Empark,e nos seguintes parques de estacionamento da EMEL: Colégio Militar, Areeiro, Campo Grande e Universidade.

55,00 €

* Medida da Gratuitidade da Câmara Municipal de Lisboa, implementada em 2022.

Saiba mais sobre os passes

Passes mensais

Os passes de validade mensal compram-se para o mês seguinte, apenas a partir do dia 26 do mês anterior. Por exemplo, a compra de um passe Navegante para o mês de junho, apenas pode ser realizada a partir do dia 26 de maio e até 25 de junho.

Passes de 30 dias

Podem ser comprados em qualquer altura do mês.

Para carregar o passe

  • Lojas e Quiosques Carris | Navegante Municipal (Lisboa, Almada, Amadora, Loures, Odivelas e Oeiras);
  • APP CARRISway (iOS e Android) | Navegante Metropolitano e Navegante Municipal.

Passes Navegante

São aceites anulações antes do início do mês a que respeitam. Após esta data, só são permitidas trocas de um passe Navegante Municipal por um passe Navegante Metropolitano, com valor igual ou superior, até ao dia 25 do mês a que respeita o passe. Estas operações só são possíveis de concretizar pelo operador de transporte público que fez a venda original. Na Carris apenas é possível nas Lojas do Arco Cego, do Saldanha ou de Santo Amaro. Em relação às vendas realizadas no âmbito do Sistema VIVA (ATM/Multibanco, Portal VIVA, rede de agentes Payshop, Kiosk VIVA e outros que venham a ser posteriormente implementados) estas trocas podem ser efetuadas nas Lojas da Carris.

Não são possíveis trocas entre passes municipais.

As operações de devolução/troca só podem ser feitas contra a entrega da fatura.

 

Passes Navegante Família

São aceites anulações caso nenhum dos cartões do agregado tenha ainda sido carregado.

Esta anulação só é possível de concretizar na rede de Lojas CARRIS (Arco Cego, Saldanha ou Santo Amaro) e pelo Operador que fez a venda original.

As operações de anulação só podem ser feitas contra a entrega da fatura.

 

Passes com Validade de 30 dias

Antes do início da validade a devolução é efetuada com o reembolso da totalidade do valor do passe. Após o primeiro dia de validade apenas são efetuadas devoluções do valor do passe deduzido de uma taxa no valor de 12,5% por cada dia de validade decorrido.

Eventuais comissões pagas no Multibanco não serão objeto de devolução ao cliente.

Estas operações de troca/anulação só são possíveis de concretizar na rede de Lojas CARRIS (Arco Cego, Saldanha ou Santo Amaro) e pelo Operador que fez a venda original, com exceção das vendas realizadas no âmbito do Sistema VIVA (Multibanco, Portal VIVA, rede de agentes Payshop, Kiosk VIVA e outros que venham a ser posteriormente implementados).

As operações de devolução/troca só podem ser feitas contra a entrega da fatura.

Navegante Municipal

Passe mensal fixo, válido para a totalidade do mês para o qual é adquirido.

Válido em todos os serviços de transporte público regular dentro do limite geográfico de 1 município selecionado, de entre os 18 municípios da área metropolitana de Lisboa.

A validade dos passes municipais na CARRIS limita-se aos municípios de Lisboa, Amadora, Loures, Odivelas e Oeiras, mas deve ser consultada por carreira consoante o percurso.

 

Navegante Metropolitano

Passe mensal fixo, válido para a totalidade do mês para o qual é adquirido.

Válido em todos os serviços de transporte público regular nos 18 municípios da área metropolitana de Lisboa. É válido em todas as paragens e carreiras da rede da Carris.

 

Navegante Urbano (30 dias)  - Vertente 3.ª idade ou Reformado/Pensionista

Passe para maiores e 65 anos ou reformados e pensionistas (com rendimento mensal do agregado familiar igual ou inferior ao salário mínimo nacional), válido na rede urbana da CARRIS e do Metro e nos percursos urbanos de Lisboa da CP, incluindo as estações de Benfica, Belém e Moscavide, durante 30 dias consecutivos contados a partir da data do carregamento.

 

Passe Carreiras de Bairro

Passe válido nas Carreiras de Bairro da CARRIS, durante 30 dias consecutivos contados a partir da data do carregamento.

 

Passe Estacionamento

O passe CARRIS + Metro + Parque é um passe integrado que permite utilizar a rede CARRIS, a rede Metro e estacionar nos parques da EMEL e EMPARK existentes para o efeito.

A quem se destina

Destina-se a utilizadores de parques de estacionamento e de transportes públicos na cidade de Lisboa.

Todos os utilizadores têm que ser portadores do cartão Navegante.

Para adquirir o seu passe com parque de estacionamento, deverá:

  1. Confirmar junto do parque da EMEL ou EMPARK que pretende utilizar a disponibilidade de espaço para o mês corrente (ver os parques de estacionamento que fazem parte do acordo, abaixo);
  2. Dirigir-se à rede de vendas da CARRIS ou do Metro e carregue o título no seu cartão Navegante;
  3. Voltar ao parque EMEL ou EMPARK em causa, apresentando o recibo de aquisição do passe, onde será emitido o cartão de acesso ao parque (período de 30 dias, equivalente ao carregamento do título).

Parques de estacionamento

EMEL: Colégio Militar / Sete Rios / Álvaro Pais / Biblioteca / Universidade / Campo Grande / Areeiro 

+ info: https://www.emel.pt/

EMPARK: Docas / Alvalade XXI + info: https://www.empark.com/pt/pt/

Na CARRIS (zona urbana) são válidos passes mensais combinados com a Rodoviária do Tejo e a Barraqueiro Oeste que permitem viajar para o percurso que tenha como origem ou destino Lisboa.
Na Rodoviária do Tejo estes títulos só são válidos para as carreiras rápidas com ligação a Lisboa e permitem viajar dentro da conjugação de uma origem e um destino para o qual foi adquirido e utilizar os serviços do Metro e da CARRIS na zona urbana de Lisboa.
A Barraqueiro Oeste tem carreiras com destino a Lisboa (Campo Grande) onde são válidos um conjunto de títulos Inter-Regional (Oeste CIM/AML), que podem ser utilizados nos serviços do Metro e da CARRIS na zona urbana de Lisboa.
Estes títulos também estão disponíveis nas modalidades 4-18/sub23 e o carregamento é efetuado na rede de vendas da Rodoviária do Tejo ou da Barraqueiro Oeste.
Para mais informações sobre preços e condições, consulte:

Saiba mais sobre o Cartão Navegante

O Navegante é um cartão eletrónico, pessoal e intransmissível, aceite por todos os Operadores de Transporte da Região de Lisboa. Só pode ser utilizado pelo Titular.

Permite carregar passes, zapping e viajar em pós-pago VIVA Go (associar a conta Bancária).

Permite carregar até 4 títulos de transporte diferentes num só cartão, sejam passes e/ou zapping.

 

O cartão Navegante é sempre associado a uma modalidade a que chamamos perfil.

Perfil Normal: sem desconto associado, para clientes que não se enquadrem nas restantes modalidades do Cartão Navegante.

Perfil com Desconto: Jovens estudantes (entre 4 e 23/24anos), +65 anos, Reformado/Pensionista e Social+.

O cartão Navegante pode ser requisitado nas Lojas e Quiosques CARRIS, em qualquer Operador de Transportes da Região de Lisboa ou online no Portal VIVA.

Pretende preencher antecipadamente a requisição? Faça aqui o download >>

Tipo de pedido

Locais

Prazo de entrega

Custo

(Normal, 3ª idade, Ref/Pens, Social+)

Custo Estudante

(Sub 18+TP e Estudante sub 23+TP)

Documentação exigida

Em 15 minutos

Lojas CARRIS

15 minutos

12 €

6 €

Cartão de cidadão válido (dispensa a entrega de fotografia). Caso não disponha de cartão de cidadão válido, poderá apresentar BI/passaporte/Autorização de residência e, nesse caso, deverá entregar fotografia recente a cores (tipo passe)

Em 1 dia útil

Lojas e Quiosques CARRIS

1 dia útil

12 €

6 €

Requisição devidamente preenchida

+

cartão do cidadão/BI/passaporte/Autorização de residência

+

fotografia recente a cores (tipo passe)

Em 10 dias úteis

Lojas e Quiosques CARRIS

10 dias úteis

7 €

3,5 €

Requisição devidamente preenchida

+

cartão do cidadão/BI/passaporte/Autorização de residência

+

fotografia recente a cores (tipo passe)

Mais informações >>

 

Nota: A requisição do Cartão Navegante feita por refugiados ucranianos deverá ser efetuada em conjunto com a apresentação do Pedido de Proteção Temporária, emitido pelo SEF, e acompanhado pelo documento de identificação do país de origem (com fotografia identificativa).

O cartão Navegante personalizado é válido até ao fim do período indicado no próprio cartão.

 

O cartão Navegante personalizado apresenta prazos de validade diferenciados, variando entre os 4 e os 6,5 anos após a emissão, conforme o tipo de cliente/perfil de cartão.

 

A partir de maio 2024, com a revisão das condições gerais, o prazo de validade do Cartão é de 5 anos, contado da data de emissão do Cartão.

 

A data de validade está identificada no próprio Cartão, não podendo ser efetuado qualquer carregamento de títulos de transporte ou aquisição de serviço após o último dia do mês de validade nele mencionado.
Ainda que não seja possível efetuar carregamentos ou adquirir serviços após o termo do prazo de validade do Cartão, o Titular poderá utilizar qualquer título e/ou serviço previamente adquirido, durante o mês seguinte ao prazo de validade do cartão.

 

No caso de cartões associados às modalidades sub18 e sub23, a data de expiração do cartão depende da idade do Cliente. A validade será entre 4 anos (mínimo) e a data em que o Cliente perfaz 19 ou 24 anos, respetivamente. Se o Cliente, no momento em que pede o cartão, tiver a menos de 4 anos da idade máxima para o perfil, então o cartão ficará com menos de 4 anos de validade.

 

O cartão deve ser renovado antes da expiração do prazo de validade, devendo o titular requerer antecipadamente a emissão de um novo cartão.

O cartão Navegante tem um prazo de garantia de 2 anos (no caso de cartões emitidos antes de 1 de janeiro de 2022) ou de 3 anos (no caso de cartões emitidos a partir de 1 janeiro de 2022).

Se, durante este período, deixar de funcionar por avaria e não apresentar nenhum dano visível, a troca do mesmo é gratuita. 

Fora deste período, ou se apresentar dano que seja resultante de uma ação do cliente, o custo do novo cartão será suportado pelo mesmo.

Se o cartão deixar de funcionar:

  • Se não tiver saldo, deverá proceder ao carregamento do cartão.
  • Se o cartão estiver devidamente carregado, mas não o conseguir ler, deverá dirigir-se às Lojas CARRIS, apresentando o cartão e o respetivo comprovativo de carregamento.

A substituição destes cartões é efetuada de acordo com as seguintes regras:

  • A substituição do cartão é efetuada apenas no operador onde o cartão foi carregado.
  • Se o cartão foi carregado numa Máquina Multibanco a substituição é feita numa Loja CARRIS ou num Gabinete de Apoio ao Cliente de qualquer dos operadores que figure no título carregado;
  • Se o cartão se encontrar avariado, isto é, sem qualquer dano visível, e dentro do prazo de garantia, a substituição é gratuita; se o cartão se encontrar danificado, ou fora do prazo de validade, o respetivo custo é suportado pelo cliente.
  • Caso o cartão danificado tenha algum título válido carregado, este pode ser transferido para uma guia de substituição, para depois ser transferido novamente para o novo cartão que o cliente solicitar.

Durante o período em que o cartão se encontra em produção, para poder continuar a utilizar os transportes, quando da entrega do pedido de 2ª via do cartão, é entregue um cartão provisório, denominado Guia de Substituição, válido pelo mesmo período do título que se encontrava carregado no cartão que deixou de funcionar. Este processo é possível, nas Lojas CARRIS, qualquer que tenha sido o local de aquisição do título ou, na rede de Quiosques CARRIS, para títulos adquiridos apenas na CARRIS.

Perda ou extravio

Devem ser comunicados logo que possível ao operador que emitiu o cartão, para que o mesmo seja anulado, evitando a sua utilização por terceiro.

No caso da CARRIS, essa comunicação deverá ser feita presencialmente numa das nossas lojas, por forma a garantir a sua identidade.

Deverá solicitar um novo cartão, nas nossas Lojas e Quiosques, pelo preço em vigor, e pedir a transferência do título mensal que tinha carregado.

Caso o seu cartão tenha associada a modalidade Viva GO, deverá igualmente, contactar a linha de Atendimento da SIBS 808 20 12 51 OU 217 918 780 para que o cartão seja inserido em lista negra, não permitindo a validação da viagem na modalidade de pagamento VIVA Go.

Cuidados a ter com o seu cartão

O bom estado de conservação é essencial para o seu cartão Navegante funcionar bem, permitindo uma boa leitura dos títulos carregados. Para isso, cuide bem dele:

  • Não pressione o chip do seu cartão.
  • Não torça nem dobre o seu cartão.
  • Ao validar o cartão não o agite nem dobre contra o validador. Os validadores funcionam sem contacto e não é necessário qualquer movimento adicional. Basta colocá-lo junto ao validador por breves segundos, até obter luz verde ou abrir as portas.
  • Ao validar o cartão, retire-o sempre da sua carteira.
  • Não aproxime o seu cartão do validador junto com outros cartões sem contacto, pois o validador pode ler o cartão errado.