Financiamento Europeu

Designação do Projeto | Renovação da frota de autocarros com superior desempenho ambiental e energético
Código do projeto | POSEUR-01-1407-FC-000019
Objetivo principal | Apoiar a transição para uma economia com baixas emissões de carbono
Região de intervenção | Área Metropolitana de Lisboa
Entidade Beneficiária | Companhia Carris de Ferro de Lisboa, E.M., S.A.

Data de aprovação | 10-07-2017
Data de início | 01-07-2017
Data de conclusão | 31-03-2021
Custo total elegível | 14.717.441,33 EUR
Apoio financeiro da União Europeia | Fundo de Coesão - 11.636.483,72 EUR

Objetivos, atividades e resultados esperados | A operação tem como objetivo:

- Potenciar uma política de mobilidade integrada em termos de transportes, espaço público, estacionamento e policiamento;

- Dotar a Área Metropolitana de Lisboa de um sistema de transportes públicos mais acessível, mais fiável, mais confortável e mais sustentável;

- Promover a existência de mais passageiros no transporte público garantindo uma transferência modal do transporte individual para o transporte público e modos ativos.

Para este efeito, a CARRIS pretende adquirir 180 novos autocarros movidos a fontes de energia mais eficientes e com superior desempenho ambiental e energético como o Gás Natural Comprimido (GNC) e a energia elétrica.

Adicionalmente, investirá na construção e instalação dos respetivos meios de suporte à operacionalidade desta nova frota. Assim, irá implementar uma infraestrutura de abastecimento de GNC no Complexo de Miraflores, situado em Oeiras e uma infraestrutura de carregamento elétrico localizada em Lisboa.

Com a concretização desta operação, a CARRIS pretende atingir as seguintes metas:

- Redução das emissões globais poluentes da sua frota de veículos de serviço público;

- Redução de emissões de gases com efeito de estufa (GEE) pela renovação de 180 veículos da sua frota;

- Poupança de energia primária face à energia primária utilizada antes da realização da Operação pelos veículos a substituir pelos autocarros com propulsão 100% elétrica, bem como uma economia de energia.

Designação

Unidade

Aprovado

(Meta)

Executado

(acumulado)

Diminuição anual estimada das emissões de gases com efeito de estufa

Toneladas de equivalente CO2

334,71

334,71

Economias de energia nos projetos apoiados no setor dos transportes

tep

256,58

256,58

Postos de abastecimentos de fontes de energia mais limpas para frotas de transportes públicos

Número

17

17

Veículos de transporte público movidos a energias mais limpas

N.º

180

180

Emissões de Gases com Efeito de Estufa (GEE) evitadas

Toneladas de CO2 equivalente

334,71

3803,56

Poupança de energia primária nas frotas de transportes públicos no âmbito da operação

%

0,73

0,79

Fotografias

Mercedes Benz Citaro NGT

MAN 18.310 HOCL-NL

Caetano E.CITY GOLD

Posto de carregamento elétrico

Posto de abastecimento de gás natural

Links

Designação do Projeto | Instalação de módulos de eficiência energética e gestão de dados de condução
Código do projeto | POSEUR-01-1407-FC-000030
Objetivo principal | Apoiar a transição para uma economia com baixas emissões de carbono
Região de intervenção | Área Metropolitana de Lisboa
Entidade Beneficiária | Companhia Carris de Ferro de Lisboa, E.M., S.A.

Data de aprovação | 30-06-2018
Data de início | 01-12-2018
Data de conclusão | 31-03-2021
Custo total elegível | 243.100,34 EUR
Apoio financeiro da União Europeia | Fundo de Coesão – 97.240,14 EUR

Objetivos, atividades e resultados esperados | A operação tem como objetivo:
- Consolidar um padrão de consumo de energia mais sustentável através do investimento em eficiência e baixo carbono a todos os níveis, incluindo no domínio dos transportes;
- Promover para a disseminação de frotas eficientes, bem como a implementação dos planos de mobilidade e de medidas de racionalização de consumos nos transportes;
- Contribuir para as medidas de baixo carbono de âmbito local, nomeadamente o desenvolvimento de planos locais de baixo carbono, medidas de baixo carbono na reabilitação urbana e apoio a
equipamentos e infraestruturas de mobilidade sustentável numa vertente de melhoria da competitividade e dos serviços associados.

Para este efeito, a CARRIS pretende adquirir 100 novos módulos de eficiência energética e 195 consolas gráficas de motorista e proceder ao upgrade tecnológico de 95 módulos previamente instalados (uma vez que as soluções atuais não preveem qualquer iteração com os motoristas em tempo real).

Com a concretização desta operação, a CARRIS pretende atingir as seguintes metas:
- Poupança de energia primária face à energia primária utilizada antes da realização da operação pelos veículos onde serão instalados os sistemas, bem como uma economia de energia;
- Redução de emissões de gases com efeito de estufa (GEE).

Consola XtraN

Designação do Projeto | Renovação da frota de veículos de transporte público da CARRIS: Autocarros Limpos 2020
Código do projeto | POSEUR-01-1407-FC-000053
Objetivo principal | Apoiar a transição para uma economia com baixas emissões de carbono em todos os setores
Região de intervenção | Área Metropolitana de Lisboa
Entidade Beneficiária | Companhia Carris de Ferro de Lisboa, E.M., S.A.

Data de aprovação | 26-12-2018
Data de início | 06-08-2019
Data de conclusão | 21-12-2023
Custo total elegível | 3.578.370,00 EUR
Apoio financeiro da UE | 2.839.825,02 EUR
Apoio financeiro público nacional/regional | 558.103,99 EUR

Objetivos, atividades e resultados esperados | A operação tem como objetivo:
- Potenciar uma política de mobilidade integrada em termos de transportes, espaço público, estacionamento e policiamento;
- Dotar a Área Metropolitana de Lisboa de um sistema de transportes públicos mais acessível, mais fiável, mais confortável e mais sustentável;
- Promover a existência de mais passageiros no transporte público garantindo uma transferência modal do transporte individual para o transporte público e modos ativos.

Para este efeito, a CARRIS pretende adquirir 15 novos autocarros movidos a fontes de energia mais eficientes e com superior desempenho ambiental e energético como o Gás Natural Comprimido
(GNC) e a energia elétrica.
Adicionalmente, investirá na construção e instalação dos respetivos meios de suporte à operacionalidade da nova frota movida a GNC na Estação da Musgueira, situada em Lisboa, bem como na realização de ações de comunicação e de sensibilização do público-alvo.

Com a concretização desta operação, a CARRIS pretende atingir as seguintes metas:
- Redução das emissões globais poluentes da sua frota de veículos de serviço público;
- Redução de emissões de gases com efeito de estufa (GEE) pela renovação de 15 veículos da sua frota;
- Poupança de energia primária face à energia primária utilizada antes da realização da Operação pelos veículos a substituir pelos autocarros com propulsão 100% elétrica, bem como uma economia de energia.

Designação do Projeto | Aquisição de material circulante, designadamente elétricos articulados, para utilização na linha 15E
Código do projeto | PACS-FC-01344000
Objetivo principal | Aumentar a capacidade de resposta da CARRIS à procura de
transporte público de passageiros existente ao longo do eixo da zona ribeirinha de
Lisboa através de veículos sustentáveis e sem emissões de poluentes.
Região de intervenção | Área Metropolitana de Lisboa
Programa | Programa Temático para a Acão Climática e Sustentabilidade – Fundo
de Coesão
Entidade Beneficiária | Companhia Carris de Ferro de Lisboa, E.M., S.A.

Data de aprovação | 27-08-2024
Data de início | 28-07-2023
Data de conclusão | 31-12- 2024
Custo total elegível | 34.679.243,99 € EUR
Apoio financeiro da União Europeia | Fundo de Coesão – 29.477.357,39 EUR

 

Consultar ficha de operação >>

 

Objetivos, atividades e resultados esperados | A operação tem como objetivo:
A presente operação pretende reforçar a frota de elétricos de serviço público da Companhia Carris de Ferro de Lisboa, E.M., S.A. (CARRIS), principal operador de transportes públicos de superfície da cidade de Lisboa. Pretende-se com esta iniciativa aumentar a capacidade da CARRIS de dar resposta à procura existente ao longo do eixo da zona ribeirinha de Lisboa e sustentar a extensão deste sistema de transporte público de elevada capacidade quer a ocidente (até à Cruz Quebrada), quer a oriente (numa primeira fase até Santa Apolónia), sempre com a ambição de contribuir para a descarbonização e transição energética do sistema de transportes de Lisboa.


Este investimento está alinhado com os objetivos e medidas definidos no PAMUS-AML, na estratégia da cidade de Lisboa definida através da MOVE2030 e do PNI 2030, procurando potenciar uma oferta nova e/ou reforçada de transporte público de elevada capacidade, em modo ferroviário ligeiro ao longo do arco ribeirinho da cidade de Lisboa, uma parte da qual a realizar em canal reservado. A entrada ao serviço de novo material circulante é essencial para a melhoria do transporte público ao longo deste canal, que apresenta um elevado potencial para recuperar passageiros até ao nível que registava em 2019 e recuperar a dinâmica de crescimento que se observava à data. Efetivamente a aquisição de material circulante vem não só permitir a operação da atual linha 15E com recurso exclusivamente ao modo elétrico (com benefícios ambientais associados a esta transição energética), como também possibilitar o reforço da operação no eixo atual, com a realização de mais serviços e a oferta de mais lugares.km, e a sua extensão a ocidente e a oriente.

Com a concretização desta operação, a CARRIS pretende atingir as seguintes metas:
- Aumentar o número de utilizadores anuais de linhas de elétrico;
- Colocar ao serviço veículos adquiridos para sistemas de transporte de passageiros de elevada capacidade;
- Diminuição anual das emissões de gases com efeito de estufa;
- Aumentar a capacidade do material circulante respeitador do ambiente para transporte público coletivo.

Designação do Projeto | Descarbonização da frota de autocarros da CARRIS
Entidade Gestora do Apoio | Fundo Ambiental

Este projeto tem por ambição dar continuidade ao esforço de transição energética da frota de autocarros da CARRIS, estando alinhado com a necessidade de aumentar o número de veículos disponíveis para o serviço e com os objetivos de melhoria do desempenho ambiental da frota, promovendo a sua descarbonização e a redução das emissões locais de poluentes. Consubstancia-se através da aquisição de 34 novos autocarros elétricos para a frota da CARRIS, incluindo as respetivas infraestruturas de carregamento, com vista a aumentar os recursos disponíveis para a execução da sua missão de serviço público de transporte na Área Metropolitana de Lisboa (AML). Estes novos veículos incluem autocarros de tipologia standard e autocarros de tipologia mini.

 

O principal objetivo a atingir com esta operação consiste na expansão da frota da CARRIS, com vista a contribuir para a melhoria dos serviços de transporte público da AML, tornando-os mais atrativos e competitivos face ao transporte individual. No entanto, pretende-se especificamente que este aumento de frota se venha a realizar com veículos que melhorem do desempenho ambiental da mesma, recorrendo a veículos com zero emissões locais de poluentes, melhor eficiência energética e que têm o potencial para utilizar energia produzida unicamente a partir de fontes renováveis. Assim, comparando com o que seria a operação com recurso a veículos a gasóleo este investimento vem permitir reduzir as emissões de GEE em 1741,63 toneladas de CO2eq por ano e o consumo de energia em 481,30 tep por ano.

 

Para além destes objetivos principais a operação vem contribuir para uma redução do custo de operação dos veículos e dar resposta às expectativas dos clientes da CARRIS em matéria de melhoria do desempenho ambiental da frota de autocarros.

 

O investimento a realizar é de €13 188 941,14 e beneficia de apoio financeiro do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e dos fundos NextGeneration EU num valor de €6 382 884,40.

Designação do Projeto | Medida reforçada: Descarbonização dos Transportes Públicos
Código do projeto | Investimento RP-C21-i12/2024
Entidade Gestora do Apoio | Fundo Ambiental


Este projeto vem dar continuidade ao esforço de transição energética da frota de autocarros da CARRIS, estando alinhado com a necessidade de aumentar o número de veículos disponíveis para o serviço e com os objetivos de melhoria do desempenho ambiental da frota, promovendo a sua descarbonização e a redução das emissões locais de poluentes.

 

Consubstancia-se através da aquisição de 44 novos autocarros elétricos para a frota da CARRIS, com vista a aumentar os recursos disponíveis para a execução da sua missão de serviço público de transporte na Área Metropolitana de Lisboa (AML). Estes novos veículos incluem autocarros de tipologia standard e autocarros de tipologia mini.

 

O principal objetivo a atingir com esta operação consiste na expansão da frota da CARRIS, com vista a contribuir para a melhoria dos serviços de transporte público da AML, tornando-os mais atrativos e competitivos face ao transporte individual. No entanto, pretende-se especificamente que este aumento de frota se venha a realizar com veículos que melhorem do desempenho ambiental da mesma, recorrendo a veículos com zero emissões locais de poluentes, melhor eficiência energética e que têm o potencial para utilizar energia produzida unicamente a partir de fontes renováveis.

 

O investimento a realizar é de € 18.850.000,00 e beneficia de apoio financeiro do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) num valor de € 10.904.767,14.

 

Projetos de Inovação CARRIS

O projeto VoxPop, cofinanciado pelo European Regional Development Fund (ERDF), abordará as discrepâncias existentes entre os esforços que foram canalizados para melhorar o sistema de mobilidade e transportes e as expectativas e necessidades dos usuários da cidade de Lisboa. Focará uma série de desafios:
- A pouco eficiente utilização e subutilização de dados e informação que atualmente se encontram dispersos e isolados em diversos sistemas de diversos stakeholders.
- A interpretação distorcida das necessidades dos utilizadores do sistema de mobilidade e transportes;
- Soluções que atualmente não estão incorporadas na operação diária o que não permite o uso e implementação correta das mesmas;
- A incapacidade de gerir o espaço público de forma eficaz que, em certa medida, provocou pontos cegos na regulação;

O VoxPop visa transformar dados de diferentes stakeholders do sistema de mobilidade em informação útil e conhecimento através da criação de um ecossistema responsável e sustentável de partilha de dados públicos e privados destinado a:
- Possibilitar a criação de serviços de mobilidade centrados e desenvolvidos com o utilizador;
- Desbloquear métodos mais eficientes de planeamento, operação e manutenção de todos os ativos do sistema de mobilidade e transporte.
- Promover um uso mais significativo de dados (públicos e privados);
- Fomentar um maior número de decisões e prioridades baseadas em evidências concretas;

- Incentivar a criação de serviços de mobilidade desenvolvidos com e a pensar no utilizador;
- Tornar mais eficientes os processos e práticas dos vários stakeholders;
- Maior eficiência na gestão e controlo do uso do espaço público;
- Menor dependência de determinados provedores de serviços e maior interoperabilidade dos sistemas;
- Um maior controlo na utilização dos dados pessoais dos cidadãos.

Estrategicamente, o objetivo é aumentar a eficiência do sistema de mobilidade urbana, reforçando a eficácia dos serviços de mobilidade prestados.

No âmbito do projeto VoxPop a CARRIS desenvolverá, entre outras, uma ferramenta de recolha de feedback do cliente e um meio de auxílio e informação a passageiros com mobilidade reduzida no planeamento e gestão da sua viagem.

Parceiros: Câmara Municipal de Lisboa; EMEL; CARRIS; Metro de Lisboa; OTLIS; ARMIS; Beta-i; Deloitte Portugal
Orçamento da CARRIS no projeto: 710 150,00 €
Co-financiamento aprovado pelo Urban Innovative Actions: 568 120,00 €
Mais informação: https://www.uia-initiative.eu/en/uia-cities/lisbon 

O projeto C-STREETS, cofinanciado pelo programa europeu ‘CEF Transport’, é uma iniciativa conjunta de várias entidades com vista à realização de projetos-piloto de implementação de serviços C-ITS em diversas áreas urbanas, associadas à rede transeuropeia de transportes (TEN-T). O projeto C-STREETS apresenta-se como um projeto complementar de um outro projeto de C-ITS com forte implementação em Portugal – o C-ROADS – agora com um claro enfoque nas áreas urbanas.

Assumindo-se a CARRIS como um operador de transportes públicos de superfície na cidade de Lisboa os pilotos a desenvolver no âmbito do projeto C-STREETS são os seguintes:
• Teste de soluções de transporte a pedido
• Sistemas de prioritização semafórica para transportes públicos
• Sistemas de contagem de passageiros
• Digitalização das paragens de autocarros e elétricos
• Programas de fidelização de clientes para transportes públicos

No âmbito do projeto C-STREETS a CARRIS está a preparar o lançamento do seu primeiro serviço ‘on-demand’, sendo que pode obter mais informação no site específico deste piloto: http://xbus.carris.pt/ 

Parceiros: Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I.P. (IMT, I.P.) (Coordenador);Área Metropolitana do Porto; Associação Porto Digital; Associação TRANSPORLIS - Associação para a Exploração e Gestão dos Serviços de Informação da Viagens Multimodais da Área Metropolitana de Lisboa; ARMIS – Sistemas de informação, Lda; BGI - Brisa Gestão de Infraestruturas; Brisa Concessão Rodoviária, SA (BCR); Câmara Municipal de Cascais; Câmara Municipal de Gondomar; Câmara Municipal de Lisboa; Câmara Municipal de Loulé; Câmara Municipal de Matosinhos; Câmara Municipal de Santo Tirso; Câmara Municipal de Valongo; Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia; Câmara Municipal de Viseu; Câmara Municipal do Porto; CEiiA - Centro de Engenharia e Desenvolvimento; Companhia Carris de Ferro de Lisboa, E.M., S.A.; EMEL – Empresa Pública Municipal de Estacionamento de Lisboa, E.E.M.; GMVIS Skysoft, S.A.; Infraestruturas de Portugal, I.P.; ISEL - Instituto Superior de Engenharia de Lisboa; Loulé Concelho Global, E.M.; MIH; Município da Trofa; Município de Lousada; Quadrilátero - Associação de Municípios de Fins Específicos Quadrilátero Urbano; Siemens Mobility, Unipessoal Lda; TISPT - Consultores em Transportes, Inovação e Sistemas S.A.; Via Verde Serviços (VVS);

Orçamento da CARRIS no projeto: 1 185 000,00 €
Co-financiamento aprovado pelo Mecanismo Interligar a Europa: 592 500,00 €
Mais informação:
https://www.c-roads.eu/pilots/core-members/portugal/Partner/project/show/c-roads-cooperative-streets.html 

O projeto TRIPS, cofinanciado pelo Horizonte 2020, ambiciona tornar o transporte público mais inclusivo e acessível para todos, tendo particular atenção às pessoas com mobilidade reduzida e/ou deficiência.
Focando nas barreiras com que atualmente estes utilizadores são confrontados na sua experiência de utilização do transporte público, o TRIPS centra-se na projeção, descrição e demonstração de uma metodologia de implementação de medidas que construam um sistema de transporte público urbano acessível a todos. O objetivo do TRIPS é ainda que essa metodologia capacite as pessoas com desafios de mobilidade a desempenhar um papel central no projeto de soluções de mobilidade digital inclusivas.
O consórcio reúne redes pan-europeias de utilizadores vulneráveis (ENIL), a principal organização representativa do transporte público (UITP), especialistas em tecnologia de assistência (AAATE) e municípios. O projeto conta ainda com a participação de especialistas em metodologias de design (TUE), integração de sistemas (TB) e privacidade (TRI).
Com base nessa experiência, o TRIPS fornecerá e implementará uma metodologia de Co-produção-para-todos em 7 cidades-piloto - Lisboa, Zagreb, Bolonha, Cagliari, Bruxelas, Sofia, Estocolmo.
O projeto irá constituir um grupo de trabalho em cada cidade que promove o diálogo direto entre os principais stakeholders dos setores dos transportes e mobilidade e os utilizadores vulneráveis, incluindo pessoas com diferentes tipos de deficiência. Serão conduzidas pesquisas sobre as necessidades e atitudes das futuras soluções de mobilidade; análise de tecnologias de acessibilidade, mobilidade e políticas digitais e criado um “índice de mobilidade” co-desenvolvendo um programa de inovação e prioridades de desenvolvimento.
O consórcio capitaliza no seu alcance internacional para validar os resultados com vários utilizadores vulneráveis à exclusão, garantindo que os resultados são relevantes para a população e o ecossistema de transporte em geral. A CARRIS servirá de veículo de teste e validação das metodologias e conclusões do projeto assim como na conceção de soluções de transporte digital que são desenvolvidas.

Parceiros: UITP, Eindhoven University of Technology, Association for the Advancement of Assistive Technology in Europe, Trilateral Research, SRM, CTMspa, CARRIS, ENIL, BRIDGE Management consulting, DLR.
Orçamento da CARRIS no projeto: 93.125 €
Co-financiamento aprovado pelo Horizonte 2020: 93.125 €
Mais informação: www.trips-project.eu 

O projeto MOBIL.T, cofinanciado pelo programa europeu ‘CEF Transport’, é um grande projeto da CARRIS e de outros operadores de transportes da Área Metropolitana de Lisboa (AML) que tem por ambição facilitar a utilização do telemóvel para efetuar viagens no sistema de transportes públicos. Assim, o projeto visa implementar um conjunto de ações e investimentos com o objetivo de harmonizar os diferentes sistemas de bilhética da Área Metropolitana de Lisboa (AML) num sistema digital único e inovador, promotor de uma Mobilidade sem limites.
Neste âmbito a CARRIS tem vindo a promover alterações dos seus sistemas de bilhética para permitirem a comunicação com telemóveis, designadamente uma atualização do seu sistema central de bilhética e a substituição de todos os equipamentos embarcados (validadores). Para além destas atividades a CARRIS está a desenvolver três projetos-piloto de teste de soluções de validação de viagens através do telemóvel, baseados em diferentes soluções de comunicação telemóvel-validador: NFC, BLE e QR-Code. Está ainda previsto o desenvolvimento de uma funcionalidade de pagamento de viagens na app da CARRIS.
No final, e considerando que se trata de um projeto colaborativo com vários operadores de transportes da cidade de Lisboa, com base nas alterações a introduzir no sistema de bilhética, será possível a qualquer operador de mobility-as-a-service incluir no portefólio das suas aplicações móveis os principais operadores de transportes públicos, incluindo operadores que tenham a sua operação centrada noutras cidades Europeias. O sistema terá a capacidade de aceitar sistemas de bilhética e de pagamento em utilização noutros países da União Europeia.

Parceiros: OTLIS – Operadores de Transporte da Região de Lisboa, ACE (coordenador), CP – Comboio de Portugal, EMEL, Fertagus, Metro de Lisboa, MTS – Metro Transportes do Sul, Rodoviário de Lisboa, Rodotejo, Scotturb, TCB – Transportes Coletivos do Barreiro, TST – Transportes Sul do Tejo.
(Site com logos e links: https://www.mobil-t.eu/partners.html )
Orçamento da CARRIS no projeto: 2 392 400,00 €
Co-financiamento aprovado pelo Mecanismo Interligar a Europa: 478 480,00 €
Mais informação: www.mobil-t.eu 

O projeto Shift-2-MaaS, cofinanciado pela União Europeia através do programa ‘Shift-2-Rail’ e do Horizonte 2020, visa testar a implementação de um conjunto de soluções tecnológicas de Mobility-as-a-service. Estas soluções tecnológicas são desenvolvidas por um conjunto de empresas associadas ao projeto COHESIVE, que se insere no âmbito do programa 4 de inovação do programa Shift-2-Rail (IP4).
Em resumo, o projeto Shift-2-MaaS reúne um conjunto de operadores de transporte público em três locais diferentes na Europa – duas cidades, Lisboa e Málaga, e um corredor na Áustria, República Checa e Alemanha – que se apresentam como primeiros ‘testes’ para uma aplicação de mobility-as-a-service. A aplicação está a ser desenvolvida noutros projetos financiados pelo programa Shift-2-Rail.
O projeto Shift-2-MaaS pretende testar funcionalidades como o planeamento de viagens, a validação dos bilhetes, o acompanhamento da viagem e ainda a plataforma de gestão de produtos multimodais pelos operadores.
A CARRIS assume o papel de coordenação do grupo de trabalho que conduz os testes em Lisboa.
O objetivo é testar um conjunto de casos de uso que combinam viagens de clientes com diferentes personas e que utilizam diferentes operadores e meios de transporte, alternando entre a utilização dos comboios da Fertagus, a rede da CARRIS e as bicicletas da Gira. A visão do IP4 do programa Shift-2-Rail é de que estas viagens possam ser planeadas e acompanhadas e os bilhetes adquiridos através de uma aplicação única no smartphone.
Assim, as tecnologias em desenvolvimento, e que serão testadas neste projeto, visam a possibilidade dos operadores criarem serviços partilhados de mobilidade e oferecer aos clientes uma experiência sem barreiras de circulação nas várias cidades.

Parceiros: UITP (coordenador), AETHON Engineering Consultants, Cefriel Politecnico de Milano, oltis group, University of Leeds, EMT Malaga, EMEL, IDS JMK, Rhein Main Service, Austria tech, Fertagus.
(Site com logos e links: http://shift2maas.eu/Page.aspx?CAT=PARTNERS&IdPage=9dfdc8a2-5d58-4487-a34f-10e1f8b3d0be )
Orçamento da CARRIS no projeto: 80 500,00 €
Co-financiamento aprovado pelo Shift-2-Rail: 80 500,00 €
Mais informação: http://shift2maas.eu/
Notícia: https://www.carris.pt/descubra/noticias/carris-participa-no-shift2maas-projeto-piloto-de-mobilidade/

O projeto CSSBoost (Potenciar Soluções Sistémicas Circulares através de Espaços Virtuais Regionais de Economia Circular, do Inglês “Boosting Circular Systemic Solutions through Virtual Regional Circular Economy Spaces”) tem como objetivo superar as barreiras tecnológicas e não tecnológicas à implementação da Economia Circular, procurando minimizar os riscos associados à aplicação e operação de Soluções Sistémicas Circulares (CSS) e estimular a Transição para a Economia Circular e Bioeconomia em qualquer cidade/região ou grupo de regiões da União Europeia (UE).

O projeto CSSBoost pretende impulsionar a Economia Circular (CE) ao desenvolver frameworks inovadores e demonstrar as soluções através de casos-piloto na Europa, onde se aplicará o CSS Application Framework, que conceptualiza uma Solução Sistémica Circular (CSS) como uma entidade dinâmica que opera dentro de um amplo Ecossistema e Mercado. A participação da Carris no projeto materializa-se precisamente com a implementação de um caso de estudo em Lisboa, Portugal focado na reciclagem e valorização de veículos de transporte público.

O CSSBoost não só valida as soluções em regiões-piloto, mas também se concentra na replicação, escalabilidade e integração através de programas educacionais, planos de negócios e ações de inovação social. Esta abordagem multifacetada assegura uma adoção mais ampla e um impacto significativo em toda a UE.

Duração do Projeto: 2024 – 2027

Parceiros: Universidade Técnica de Creta (coordenador), MAGGIOLI SPA, CAS SOFTWARE AG, KRUMEDIA GMBH, Technologiezentrum Horb a.N., BWCON RESEARCH GGMBH, Wirtschaftsförderung Nordschwarzwald GMBH, UNIVPM - Università Politecnica delle Marche, CICLI INTEGRATI IMPIANTI PRIMARI Primari S.p.A., FUNDACIO UNIVERSITARIA BALMES, HELLENIC MEDITERRANEAN UNIVERSITY, Mediterranean Agri-Food Competence Centre – MACC, Regional Development Company of Crete, PARTICLE SUMMARY, CARRIS, Adrestia R&D, MOTONIOUS IKE, ACCELIGENCE LTD, SOCIAL CRM RESEARCH CENTER e.V., ACR+, the Association of Cities and Regions for Sustainable Resource Management e Imperial College London.


Orçamento da CARRIS no projeto: 431 250,00 €
Co-financiamento aprovado pela União Europeia: 301 875,00 €
Mais informação: https://cssboost-project.eu/

O projeto E-MED, cofinanciado pelo Interreg, pretende apoiar as Autoridades e Operadores de Transporte Público na descarbonização dos sistemas de transporte, designadamente apoiando a incorporação de autocarros elétricos nas frotas. Assim, o projeto desenvolve soluções, estratégias e planos de ação para atingir a neutralidade carbónica. Em particular, será promovido o uso de energias renováveis e testadas novas formas de aquisição e regulação, visando a redução da pegada carbónica das baterias elétricas.

O projeto irá também desenvolver soluções que promovam uma decisão mais informada sobre as operações e investimentos, permitindo às autoridades e operadores reduzir ao máximo as emissões de gases com efeito de estufa (GEE).

No âmbito deste projeto, a Carris irá explorar soluções para otimizar os consumos energéticos, nomeadamente através de testes-piloto com softwares de ecodriving e da avaliação do recurso à infraestrutura de apoio à rede de elétricos para o carregamento de autocarros elétricos.

Serão também testadas soluções para a minimização da pegada carbónica e de aproveitamento de recursos, tais como a instalação de carports, munidos de painéis fotovoltaicos e de sistemas de recolha de água das chuvas, que poderão ser utilizados, respetivamente, no carregamento da frota de autocarros elétricos e na lavagem dos veículos.

O projeto E-MED conta com um total de 10 parceiros.

Duração do Projeto: 2024 – 2026

Parceiros: UPC – Universitat Politècnica de Catalunya (Coordenador), Applus IDIADA, Universidade de Maribor, TheTA – Transport Authority of Thessaloniki S.A., CERTH - Centre for Research and Technology Hellas, TUSGAL, CARRIS, Município de Maribor, ATB Mobilità, Redmint.


Orçamento da CARRIS no projeto: 381 805,00 €
Co-financiamento aprovado pelo Interreg: 305 444,00 €
Mais informação: https://e-med.interreg-euro-med.eu/

O projeto UPPER, cofinanciado pelo Horizonte Europa, visa promover uma mobilidade mais sustentável através da promoção da utilização dos transportes públicos. Associado à missão “100 cidades com Impacto Neutro no Clima e Inteligentes até 2023” da Comissão Europeia, este projeto pretende revolucionar o sistema de mobilidade das cidades para incentivar o abandono do transporte individual e a adoção dos modos de transporte ativos e coletivos.

O UPPER irá implementar um total de 84 medidas “push-and-pull” em 10 cidades-piloto (Valência, Roma, Versailles, Oslo, Mannheim, Lisboa, Leuven, Budapeste, Thessaloniki e Hannover). Estas medidas serão desenhadas para aumentar a qualidade dos serviços de transporte público, com especial enfoque na segurança, eficiência, inclusão e acessibilidade a todas a pessoas. As medidas estão organizadas em cinco eixos de ação principais: Mentalidade e Cultura, Planeamento da Mobilidade Urbana, Ecossistema de Serviços de Mobilidade, Gestão da Rede Rodoviária e Governação Democrática.

O projeto UPPER conta com um total de 41 parceiros e irá desenvolver-se de janeiro de 2023 a dezembro de 2026.

 

Duração do Projeto: 2023 – 2026

Parceiros: UITP (Coordenador), FIT Consulting, ETRA, KU Leuven, POLIS, Rupprecht Consulting, ICLEI, EIT Urban Mobility, EUROCITIES, IBV, PTV Group, SISTeMA, Factual Consulting, Versailles Grand Parc, L’Institut Paris Region, Instant System, IFP Energies Nouvelles, Roma Servizi per la Mobilità, Roma Capitale, TTS Italia, EMT València, UPV, Ayuntamiento de València, Ruter AS., Statens Vegvesen, Oslo Kommune, BKK, CML, TML, CARRIS, Stad Leuven, CERTH, TheTA, Stadt Mannheim, RNV GmbH, Hannover Region, European Passenger Federation, European Cyclist federation, International Federatio of Pedetrians, REDLab.


Orçamento da CARRIS no projeto: 265 500,00 €
Co-financiamento aprovado pela União Europeia: 185 850,00 €
Mais informação: https://www.upperprojecteu.eu/

O projeto TANGENT, cofinanciado pelo Horizonte 2020, visa a conceção de uma ferramenta de simulação que permite a otimização das operações de transporte de passageiros e mercadorias.

Através da integração da informação em tempo-real dos diversos modos de transporte, o modelo a desenvolver permitirá a visualizar e monitorizar as condições de tráfego ao longo de toda a rede de transportes, bem como antecipar as condições futuras, permitindo aos operadores de transporte identificar incidentes e mitigar os seus impactos na operação.

Esta funcionalidade permitirá a melhoria da qualidade do serviço prestado aos passageiros, possibilitando a comunicar alertas de perturbações e sugerir modos/serviços alternativos, bem como implementar mecanismos de gestão te tráfego (tais como os sistemas de priorização semafórica para transportes públicos, também explorados no projeto C-STREETS) para reduzir do congestionamento na cidade e o aumentar da fiabilidade dos serviços de transporte público.

O projeto TANGENT pretende também fomentar a cooperação entre os stakeholders sugerindo soluções otimizadas para toda a rede de transportes e facilitando a comunicação entre estes para rapidamente atingir o consenso e permitir a adoção de soluções coordenadas em resposta a eventos programados ou demais incidentes que possam afetar a operação.

As diversas facetas da ferramenta a conceber serão testadas e validadas em testes-piloto conduzidos em Lisboa, Rennes, Manchester e Atenas. A CARRIS prestará o seu contributo na conceção das funcionalidades a desenvolver e nas conclusões do projeto, disponibilizando-se como veículo de teste para a validação das mesmas nos testes-piloto a realizar na cidade de Lisboa.

Duração do Projeto: 2021 – 2024

Parceiros: DEUSTO (Coordenador), NTUA, CARRIS, ID4CAR, Rennes Metrópole, CEFRIEL, POLIS, Rupprecht Consult, AIMSUN, Transport for Greater Manchester, IMEC, Panteia, A-to-Be.


Orçamento da CARRIS no projeto: 147 500,00 €
Co-financiamento aprovado pela União Europeia: 147 500,00 €
Mais informação: https://tangent-h2020.eu/

O projeto IMPULSE, cofinanciado pelo EIT Urban Mobility, visa apoiar a descarbonização das frotas de autocarro e a transição para veículos elétricos. Através da criação de uma ferramenta de monitorização do carregamento e do estado da bateria dos veículos.

Esta ferramenta pretende responder a um importante desafio na operação com autocarros elétricos: a autonomia limitada das baterias e os longos tempos de carregamento introduzem um conjunto de limitações à operação com este tipo de veículo. O IMPULSE irá desenvolver uma plataforma de gestão das frotas de autocarros elétricos, através de um software capaz de monitorizar em tempo-real sobre o estado das baterias, dos veículos e sobre o serviço.

Ao cruzar esta informação com os serviços planeados para o dia, esta ferramenta permitirá otimizar o carregamento diário e a utilização da frota, bem como alertar para situações de consumo energético excessivo que possam pôr em causa a conclusão da viagem. Isto permitirá fazer uma gestão de recursos mais eficiente e inimizar as interrupções de serviço devido a falta de autonomia dos veículos.

O projeto IMPULSE conta com um total de 4 parceiros e irá desenvolver-se de janeiro de 2024 a dezembro de 2024

Duração do Projeto: 2024

Parceiros: CARNET – UPC Technology Center (Coordenador), realCity ITS Kft., CARRIS, Municipality of Kadiköy.


Orçamento da CARRIS no projeto: 67 499,00 €
Co-financiamento aprovado pelo Interreg: 45 224,00 €
Mais informação: www.eiturbanmobolity.eu/projects/impulse/