VERSÃO BETA

Próxima Paragem: Futuro

CARRIS junta operadores de transporte público para discutir um futuro sustentável para o setor

Aderir ao evento aqui >>

Realiza-se no próximo dia 2 de junho, um encontro de operadores de transporte público com o objetivo de analisar as questões associadas à sustentabilidade da mobilidade urbana e debater o debater o contributo do transporte público para a descarbonização das cidades.

 

O evento, que se realiza entre o Dia Nacional da Energia (29 de maio) e do Dia Mundial do Ambiente (5 de junho), inclui uma apresentação das ações que a CARRIS tem vindo a implementar para descarbonizar o seu serviço público de transportes, mas também abordagens de outras cidades e operadores, ambicionando criar um fórum de partilha de visões, experiências e expectativas dos agentes do setor dos transportes públicos sobre a transição energética e ambiental.

 

A conferência contempla dois painéis, um mais focado na Área Metropolitana de Lisboa e outro dedicado à partilha de casos de estudo de cidades Europeias. No primeiro painel, além da participação da CARRIS, contará com intervenções do Vereador da Mobilidade da Câmara Municipal de Lisboa, Miguel Gaspar, e do Presidente da Transportes Metropolitanos de Lisboa, Faustino Gomes.

 

No que diz respeito às apresentações a realizar por outras cidades Europeias procuram focar três casos que se entendem relevantes para os operadores de transporte público nacionais, designadamente o projeto de remodelação da frota de autocarros de Paris, o projeto de expansão da rede de elétricos em Linz e o trabalho que Barcelona tem vindo a realizar de planeamento de uma nova rede de autocarros e em matéria de inovação.

Com a realização deste evento a CARRIS pretende promover um momento de partilha de experiências entre os diversos operadores de transporte público nacionais e debater as diferentes iniciativas em curso e o pensamento conjunto sobre o futuro. O setor dos transportes públicos experimentava uma fase de forte dinâmica no início de 2020, que terá sido afetada pela pandemia de COVID-19, e este evento vem criar uma oportunidade de retomar o diálogo com vista à recuperação dessa dinâmica de crescimento e investimento.

 

O foco na sustentabilidade justifica-se por ser um tema central para a mobilidade urbana e o assunto principal dos planos de recuperação das economias Europeias, mas também pela convicção de que o sistema de transportes públicos pode dar um contributo essencial para o combate às alterações climáticas, que terá em 2021 um ano decisivo por ocasião da realização da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas em novembro, na cidade Escocesa de Glasgow.

Data de publicação: 22/05/2021