Sustentabilidade

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O Desenvolvimento Sustentvel , cada vez mais, uma preocupao transversal nas sociedades modernas, devendo orientar no s a atividade empresarial, mas a de cada um de ns em particular.

A CARRIS entende que a Qualidade e a Responsabilidade Social Empresarial, nas vertentes Econmica, Ambiental e Social, so as vias para a melhoria contnua da sua atividade, bem como um contributo para a Sustentabilidade e para o bem-estar social. Este contributo passa, prioritariamente, pela satisfao das exigncias dos Clientes e das normas estatutrias e regulamentares, otimizando de forma adequada os recursos disponveis.

assente nesta estratgia que a CARRIS refora o seu papel ativo para a mobilidade sustentvel na rea Metropolitana de Lisboa, contribuindo para uma cidade menos congestionada e com mais qualidade de vida.

  Valores CARRIS 

Excelncia (clique para abrir)

A CARRIS dever ter um desempenho eficiente, disponibilizando um transporte pontual, regular e cmodo. Estar disponvel para o Cliente e para outras Partes Interessadas, procurando fazer sempre melhor com os meios e recursos disponveis.

Qualidade (clique para abrir)

A CARRIS dever oferecer continuamente um servio que satisfaa as necessidades dos Clientes, trabalhando para superar as expectativas dos Clientes.

Inovao (clique para abrir)

A CARRIS dever procurar continuamente novas solues para responder aos seus desafios dirios, valorizando o esprito inovador e a iniciativa individual, mantendo o esprito aberto relativamente a novos mtodos de trabalho, abordagens e metodologias.

Rigor (clique para abrir)

A CARRIS dever assegurar um desempenho eficaz com elevados nveis de profissionalismo e competncia, empenhando-se na procura de solues eficazes e eficientes para alcanar os objectivos da Empresa. A CARRIS dever pautar-se pelos critrios da exigncia e da flexibilidade, assumindo a responsabilidade das suas decises, a nvel individual e organizacional e cumprindo os compromissos com os Clientes, Colaboradores e Partes Interessadas.

Sustentabilidade (clique para abrir)

A CARRIS dever contribuir para a mobilidade sustentvel, desenvolvendo a sua atividade sem comprometer o futuro, respeitando a sociedade e o ambiente, conhecendo e considerando os interesses das Partes Interessadas, procurando, ainda, assegurar a sustentabilidade econmica.

  Princpios CARRIS 

  • Respeito e proteo dos direitos humanos;
  • Conduta tica;
  • Cumprimento da lei e outra regulamentao aplicvel nossa atividade;
  • Respeito pelas Convenes e declaraes reconhecidas internacionalmente;
  • Respeito pelas partes interessadas;
  • Responsabilizao;
  • Responsabilidade na defesa e proteco do meio ambiente;
  • Integrar os aspetos da responsabilidade social no sistema de gesto integrado;
  • Atuar com transparncia em todas as relaes internas e externas.

     
  •   Partes Interessadas Significativas 

    As partes interessadas indicadas correspondem s partes interessadas significativas.

       Aspetos significativos da Responsabilidade Social da CARRIS 

    • Discriminao
    • Acidentes/incidentes de explorao
    • Aspetos de segurana na conceo de equipamentos
    • Utilizao de produtos e equipamentos menos prejudiciais e mais eficientes para a sade e o ambiente

      Sistema de Gesto Integrado 

    Decorrente da estratgia definida, assente nos vrtices eficincia, qualidade e mercado, a CARRIS tem vindo, desde 2005, a implementar formalmente um conjunto de sistemas de gesto quer na rea da qualidade, quer ao nvel ambiental e de segurana e sade no trabalho, encontrando-se presentemente a implementar , de uma forma estruturada, um sistema de gesto da responsabilidade social.
    Progressivamente, estes diversos sistemas foram certificados, por entidades competentes, encontrando-se assimilados no Sistema de Gesto Integrado (SGI), cujos princpios gerais se encontram descritos na Poltica do Sistema de Gesto Integrado.

    QUALIDADE

    A certificao de acordo com a NP EN ISO 9001, obtida em janeiro de 2006, comprova a organizao interna da empresa e a sua aplicao na relao com os clientes.

    Processo de Gesto Integrado

    Como feita a monitorizao e medio dos processos? (clique para abrir)

    Realizada em funo de Indicadores de Desempenho (KPIs), de que se indicam como exemplo, o ndice de Satisfao do Cliente, a Taxa de Ocupao, a Taxa de Acidentes, a Taxa de Reclamaes de Clientes, o Tempo Mdio de Resposta a Clientes, a Taxa de Avarias dos veculos, a Taxa de Absentismo e a Taxa de Formao.

    Quais as vantagens da certificao do SGQ, para a CARRIS? (clique para abrir)

    • Melhoria a organizao interna
    • Aumento da motivao/envolvimento dos colaboradores
    • Aumento da eficcia das tarefas/atividades
    • Aumento da deteco e correco de falhas
    • Reduo de custos/melhoraria resultados
    • Aumento da produtividade
    • Aumento do acesso a determinados mercados e concursos
    • Integrao da Qualidade na cultura da Empresa
    • Melhoria da imagem da Empresa

     
    AMBIENTE

    A certificao de acordo com a NP EN ISO 14001, obtida em Abril de 2008, demonstra que a atividade desenvolvida assenta no controlo e minimizao dos aspetos que possam interagir negativamente com o meio ambiente, bem como que visa o cumprimento de todos os requisitos legais.

    Prticas existentes (clique para abrir)

  • Otimizao do consumo energtico e de gua das instalaes, atravs de um controlo sistemtico;
  • Disponibilizao, nas reas administrativas e oficinais, de recipientes prprios para recolha seletiva de resduos, identificados com etiquetas que definem a boa prtica de separao;
  • Manuteno peridica dos equipamentos para tratamento de efluentes lquidos (hidrocarbonetos e gorduras) das instalaes, para melhorar a qualidade dos efluentes descarregados;
  • Impermeabilizao de zonas de abastecimento de combustveis;
  • Elaborao de fichas de interveno e atuao em situaes ocasionais ou de emergncia;
  • Incluso de critrios e consideraes ambientais nos clausulados dos Cadernos de Encargos
  • Vantagens (clique para abrir)

  • Otimizao do consumo energtico e de gua das instalaes, atravs de um controlo sistemtico;
  • Disponibilizao, nas reas administrativas e oficinais, de recipientes prprios para recolha seletiva de resduos, identificados com etiquetas que definem a boa prtica de separao;
  • Manuteno peridica dos equipamentos para tratamento de efluentes lquidos (hidrocarbonetos e gorduras) das instalaes, para melhorar a qualidade dos efluentes descarregados;
  • Impermeabilizao de zonas de abastecimento de combustveis;
  • Elaborao de fichas de interveno e atuao em situaes ocasionais ou de emergncia;
  • Incluso de critrios e consideraes ambientais nos clausulados dos Cadernos de Encargos
  • Assegurar o cumprimento da legislao ambiental e de outros requisitos da organizao, protegendo assim o meio ambiente e reduzindo a poluio;
  • Melhorar o desempenho ambiental, otimizando o consumo dos recursos naturais e reduzindo a deposio de resduos em aterro;
  • Prevenir os acidentes ambientais;
  • Melhorar a imagem da Empresa;
  • Aumentar a confiana dos Stake Holders.


  • SEGURANA E SADE NO TRABALHO
    A certificao de acordo com a NP 4397/OHSAS 18001, obtida em Setembro de 2010, reconheceu o compromisso da Empresa em promover e assegurar um ambiente de trabalho seguro e saudvel para os Colaboradores e Prestadores de Servios.

    Vantagens? (clique para abrir)

    Com o processo de Certificao em Segurana e Sade no Trabalho (SST), que culminou em 2010, de acordo com a NP 4397/OHSAS 18001, a CARRIS pretende uma alterao e evoluo natural perante o seu Sistema de Gesto Integrado (SGI). A competitividade do mercado, assim como a excelncia do servio prestado pela CARRIS, exigem dinmicas constantes no que respeita gesto. A procura sistemtica de novas polticas que visam acima de tudo adotar programas participativos, medidas com vista a aumentar o fluxo de informao, a aposta na valorizao do indivduo, na sua formao, procurando sempre construir uma relao de confiana cimentada pela utilizao de uma linguagem que seja comum aos interesses de todos obriga mudana do Paradigma Organizacional. A Certificao em SST resulta de uma melhoria contnua que a CARRIS tem demonstrado no desempenho dos seus vrios anos de histria, como parte do seu sistema global de gesto, evidenciando a sua atitude inovadora, dando continuidade abordagem estruturada e planeada da gesto em SST que tem vindo a desenvolver-se, envolvendo toda a organizao, assim como, as suas partes interessadas significativas. A aposta no conhecimento dos tcnicos internos, na atividade de identificao, avaliao e controlo de riscos profissionais e das necessidades de informao e formao associadas, operacionaliza uma viso multidimensional do ambiente ocupacional. Este modelo de gesto interna que aposta no SGI compreende os seus colaboradores, os colaboradores de empresas contratadas, fornecedoras e outras partes interessadas. A CARRIS adotou a configurao sistmica da gesto da SST que reconhecida internacionalmente - OHSAS 18001. A sua estrutura foi pensada para alinhar com outras normas se sistemas de gesto j existentes. Esta exerce uma influncia no sentido da melhoria contnua das condies de trabalho, de forma a potenciar a qualidade do servio ao Cliente.
    RESPONSABILIDADE SOCIAL
    A CARRIS obteve, em julho de 2012, a certificao em Responsabilidade Social pela Norma NP 4469-1, sendo a primeira empresa em Portugal a faz-lo em alinhamento com as orientaes da Norma NP ISO 26000:2011.

    Objetivos e Programa da Responsabilidade Social
    Para atingir os seus objetivos da Responsabilidade Social, a CARRIS estabeleceu para o ano de 2012, o Programa do Sistema de Gesto da Responsabilidade Social de 2012.

    Monitorizao e Medio dos Aspetos Significativos da Responsabilidade Social 
    Conhea os resultados relativos ao ano de 2014 consultando aqui o Relatrio Sntese.

    Conhea aqui algumas das campanhas concretizadas neste mbito:
    CERTIFICAO DE LINHAS / CARREIRAS
    A CARRIS apostou igualmente na certificao das suas linhas (carreiras), com base na NP EN 13816 e nas Especificaes Tcnicas da CERTIF, sendo o nico operador de transporte pblico de passageiros a ter linhas de autocarros e eltricos certificadas, atualmente cerca de 67%.

    Enquanto a certificao do SGI representa a certificao da organizao interna da Empresa e a sua aplicao na relao com os seus Clientes e restantes partes interessadas uma certificao dos meios, a certificao das linhas representa a certificao do que diretamente fornecido aos Clientes uma certificao dos resultados.

    Avaliao do desempenho da CARRIS e da satisfao dos clientes (clique para abrir)

    1. Medio de Desempenho atravs da anlise peridica de indicadores:
      • Perodo de operao;
      • Fiabilidade da linha;
      • Durao de viagem;
      • Cumprimento do intervalo de passagem;
      • Pontualidade;
      • Informao e apoio a Cliente;
      • Limpeza dos veculos e dos pontos de venda;
      • Acidentes;
      • Incidentes;


    2. Medio da Satisfao atravs do inqurito anual de satisfao dos Clientes (ISC).

    2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011
    ndice de Satisfao do Cliente
    (em 100 pontos possveis)
    54,20 60,00 62,40 64,60 65,10 67,70 67,30

     

     

     

     

    Listagem de Linhas Certificadas (clique para abrir)

     

    1. Fase
    feveiro 2006
    2. Fase
    maio 2007
    3. Fase
    agosto 2008
    4. Fase
    julho 2009
    5. Fase
    outubro 2010
    6. Fase
    maro 2011
    15E | Praa da Figueira-Algs705 | Estao Oriente-Estao Roma-Areeiro 701 | Campo Grande-Metro-Campo Ourique702 | Marqus de Pombal-Serafina 7 | Paa Chile-Sr. Roubado-Metro*703 | Charneca-Bairro St Cruz
    756 | Olaia-Praa Industrias716 | Alameda D. Afonso Henriques-Benfica706 | Cais do Sodr-Estao Santa Apolnia709 | Restauradores-Campo Ourique10 | ISEL-Praa Chile**736 | Cais do Sodr-Odivelas
    760 | Gomes Freire-Cemitrio Ajuda718 | ISEL-Alameda D. Afonso Henriques711 | Praa Comrcio-Alto Damaia712 | Estao santa Apolnia-Alcntara Mar (Museu Oriente)735 | Cais do Sodr-Hospital Santa Maria745 | Terreiro do Pao-Prior Velho*
    783 | Amoreiras-POrtela-Prior velho723 | Alcntara-Algs713 | Alameda D. Afonso Henriques-Estao Campolide732 | Marqus POmbal-Caselas39 | Marvila-Marvila*754 | Campo Pequeno-Alfragide
    --724 | Alcntara-Pontinha714 | Praa Figueira-Outurela740 | Cais do Sodr-Olaias*753 | Praa Jos Fintana-Centro Sul--
    --726 | Sapadores-Pontinha Centro720 | Picheleira-Calvrio744 | Marqus POmbal-Moscavide758 | Cais do Sodr-Portas Benfica--
    --729 | Bairro Padre Cruz-Algs721 | Saldanha-Moscavide Centro*767 | Campo Mrtires da Ptri-Reboleira-Metro780 | Saldanha-POrtas Benfica*--
    --738 | Quinta Barros-Alto Santo Amaro722 | Praa Londres-Portela778 | Campo Grande-Metro-PaoLumiar**799 | Colgio Militar-Alfragide Norte--
    --747 | Campo Grande-Metro-Pontinha-Metro727 | Estao Roma-Areeiro-Restelo790 | Gomes Freire-Prncipe Real**----
    --751 | Estao Campolide-Linda-a-Velha749 | ISEL-Estao Entrecampos798 | Campo Grande-Metro-Galinheiras----
    --755 | Pao Bispo-Sete Rios764 | Cidade Universitria-Damaia Cima------
    --759 | Restauradores-Estao Oriente765 | Colgio Militar-Metro-Benfica-Cemitrio------
    --776 | Algs-Cruz Quebrada768 | Cidade Universitria-Quinta Alcoutins------
    --781 | Cais do Sodre-Prior Velho777 | Campo Grande-Metro-Ameixoeira-Metro**------
    ----779 | Olivais Sul (Circular Encarnao)------
    ----782 | Cais do Sodr-Moscavide------

    Notas:
    3. Fase
    * Suprimida em julho 2012 (alteraes da rede)
    ** Suprimida em maro 2012 (alteraes da rede)

    4. Fase
    * Suprimida em julho 2012 (alteraes da rede)
    ** Suprimida em julho 2012 (alterao~es da rede)

    5. Fase
    * Suprimida em maro 2011 (medidas de conteno)
    ** Suprimida em maro 2012 (alteraes da rede)

    6. Fase
    *Suprimida em julho 2012 (medidas de conteno)

    Qual a vantagem das linhas certificadas? (clique para abrir)

    • Garantia de cumprimento dos nveis de qualidade do servio
    • Melhoria da imagem da empresa
    • Aumento da taxa de satisfao dos Clientes
    • Fidelizao e aumento do nmero de Clientes
    A certificao do servio evidencia o comprometimento da CARRIS na prossecuo da melhoria contnua da qualidade e o seu contributo para a afirmao do transporte pblico como elemento-chave para o desenvolvimento sustentvel.

     

      Parcerias 

    • Membro da UITP - Unio Internacional de Transportes Pblicos; 
    • BCSD - Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentvel;
    • CEEP Portugal - Centro Europeu das Empresas com Participao Pblica e/ou Interesse Econmico Geral;
    • GRACE;
    • RSO'pt - Responsabilidade Social das Organizaes e Sustentabilidade;
    • COTEC - Associao Empresarial para a Inovao;
    • IBBG - International Bus Benchmarking Group;
    • MMG - Major Metropolises Group;
    • Projecto COST/BHLS - Cooperation in Field of Scientific and Technologic Research / Buses with High Level of Service.

      Reconhecimento CARRIS 

      Relatrios CARRIS 

    Consulte aqui os Relatrios publicados pela empresa: